quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Taça Água na Boca



Olhe para a foto abaixo e me diga se não deu água na boca!

É a combinação perfeita entre ganache de chocolate meio amargo, sorvete de paçoca, morangos e crocante de amêndoas! 

Essa sobremesa é fácil de fazer e tudo pode ser preparado com antecedência, com excessão aos morangos, que devem ser picados na hora para não amarelarem!

Vou colocar a receita de tudo que vai no doce, mas nas dicas deixei opções de produtos prontos para quem não tem tempo de fazer tudo.

Sorvete de paçoca

1 pote de sorvete de creme
1 caixinha de paçoca (12 unidades)
ou  1 litro de sorvete de paçoca pronto (você encontra em sorveterias)


Ingredientes do crocante de amêndoas

1 xícara da chá de amêndoas sem casca (ou amendoim, castanhas...)
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Ingredientes Ganache

400g chocolate meio amargo picado
200g creme de leite

Morangos


Utensílios

Taças ou copos (para montagem)
2 Bowls
1 Panela
2 Pão duro
1 Mixer
1 assadeira untada com manteiga(ou unte o mármore da pia!)

Preparo do Sorvete

Comece pelo sorvete, pois ele precisa endurecer!
Deixe o pote de sorvete para fora da geladeira até que amoleça um pouco. Quando o sorvete que fica nas bordas estiver mais derretido, coloque tudo em um refratário e bata um pouco da massa com o mixer, para que ele fique mais mole. Feito isso, misture as paçocas (esfareladas), coloque tudo de volta no pote de sorvete e leve ao congelador até que fique duro novamente.

Preparo crocante de amêndoas

Em uma panela coloque o açúcar e a água. Quando o açúcar derreter por inteiro e a misturar estiver com cor de caramelo, desligue o fogo e coloque as amêndoas. Misture tudo até todas as amêndoas ficarem cobertas de caramelo.
Imediatamente, pegue a assadeira untada com manteiga e coloque tudo nela, espalhe a mistura e espere esfriar. Quando esfriar, coloque dentro de um saquinho e com o auxílio de um martelo de carne ou uma colher de pau, bata no doce para que ele fique em pedaços menores!

Preparo do ganache

Coloque o chocolate picado em um bowl e leve ao microondas para derreter. A cada minuto misture o chocolate para que não queime. Quando tudo derretido, junte o creme de leite, misture até ficar homogêneo. Leve a geladeira

Montagem

Para montar é muito fácil: Na taça coloque um pouco do ganache. Com o auxílio de uma colher passe o ganache nas laterais da taça. Não esqueça de deixar um pouquinho no fundo!
Coloque uma bola de sorvete e morangos picados em cima. Por último, decore com o crocante de amêndoas e coloque mais um pouquinho do ganache.
Se quiser, coloque uma folha de hortelã para ficar mais charmoso!


DICA:
  • Para quem tem diabetes é só substituir os ingredientes por diet, a paçoca, o sorvete e chocolate utilizado no ganache são encontrados nos mercados em versão dietética. Apenas o crocante de amêndoas não tem como fazer, mas é possível apenas triturar a amêndoa e colocar por cima.
  • Quem não tiver tempo para preparar tudo, se substituir o ganache por creme de avelã ou doce de leite deve ficar uma delicia! E o sorvete pode ser comprado em qualquer sorveteria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário